31 DE MAIO EM RG

Enem 2013 já tem mais de 5,1 milhões de candidatos, diz MEC


Prazo termina às 23h59 da próxima segunda-feira (27).
Provas serão realizadas em 26 e 27 de outubro.


Site traz o passo a passo para a inscrição no Enem 2013 (Foto: Reprodução)Site traz o passo a passo para a inscrição no Enem
2013 (Foto: Reprodução)
O Ministério da Educação afirmou que, até as 18h15 desta sexta-feira (24), 5.199.918 pessoas já haviam feito sua inscrição na edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O período de inscrições foi aberto no dia 13 e termina às 23h59 da próxima segunda-feira (27).
Segundo o MEC, o prazo de inscrições não será prorrogado. O ministério ainda sugeriu que os candidatos aproveitem o fim de semana para se inscrever, e não deixar a tarefa para o último dia.
Após o encerrramento das inscrições, o pagamento da taxa, no valor de R$ 35, pode ser feito até o dia 29. As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.
De acordo com o ministério, São Paulo já tem 809.608 inscritos no Enem 2013. O segundo estado com o maior número de inscrições é Minas Gerais, com 564.401, seguido do Ceará, com 393.454, do Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos, e da Bahia, que tem 377.759 inscritos.
O MEC colocou no ar um site com o passo a passo para ajudar o candidato fazer a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013). O endereço do site éwww.enem.inep.gov.br. Nele também é possível acessar o link para a página de inscrição.

No balanço divulgado pelo MEC às 18h30 da segunda-feira, o Enem já computava  472.495 inscrições. No ano passado, no primeiro dia de inscrições, até as 20h20, foram contabilizadas 512.029 inscrições.
O passo a passo mostra como a inscrição deve ser feita e traz informações importantes, como a de que o Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado, por via postal, para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição; como encontrar no sistema a escola onde fez o ensino médio; e de que o estudante deverá guardar o número de inscrição para acessar o sistema futuramente.
"O sistema está funcionando muito bem, todos os testes foram feitos para que o estudante tenha muita tranquilidade neste período de inscrição. O estudante não precisa pressa, o sistema está respondendo bem", diz Costa, em entrevista à rede de comunicadores, programa interno da assessoria de imprensa do Ministério da Educação.
O Ministério da Educação calcula que 6,1 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas que podem garantir acesso à universidades federais e institutos federais de ensino superior, e nesta edição de 2013 promete mais rigor na correção da prova de redação e um investimento maior na segurança para evitar fraudes.
Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras.
  •  
CRONOGRAMA DO ENEM 2013
Início das
inscrições
13/05
Término das inscrições
27/05 (23h59)
Pagamento
das incrições
Até 29/05
Taxa de
inscrição
R$ 35

Data das
provas
26/10 (13h - 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza                      
27/10 (13h - 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito
Até dia 30/10
 
Resultado individual
Data a ser divulgada
Fonte: Inep
O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.
Como se inscrever
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula com mobiliários acessíveis. Neste ano, também serão oferecidas duas opções de tamanho de letra da prova, além da usada pelos demais candidatos. Quem tiver necessidade poderá optar pela prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas) e pela prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas).
Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Quem não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas
Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O comprovante da inscrição estará disponível no endereçohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.
Site para inscrição do Enem está no ar (Foto: Reprodução)Site para inscrição do Enem está no ar (Foto: Reprodução)
ÁREAS DO CONHECIMENTO
Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia
Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
Matemática e suas tecnologias: matemática
As provas
O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio (veja ao lado).
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta esferográfica com tinta preta e feita com material transparente.
As provas terão início às 13h e os portões serão abertos às 12h (sempre no horário de Brasília). No dia 26 de outubro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 27 de outubro serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Conferência dos dados
Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.
Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação só deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.
O que não pode
O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.
O edital afirma que é obrigação do candidato "guardar, ao ingressar em sala de provas, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados anteriormente, sob pena de eliminação do exame". No último Enem, dezenas de candidatos foram eliminados depois que tiraram fotos com celular do cartão de respostas, antes do início da prova, e as postaram em redes sociais.
Todos os pertences que não sejam a caneta preta de material transparente e o documento de identificação deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.
VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep
A redação
O sistema de correção do Enem ficou ainda mais rígido em 2013. A partir deste ano, três mudanças devem garantir uma correção mais rigorosa: a proibição do deboche, a exigência do domínio da norma culta para receber a nota máxima e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente.
Além de alterar as regras para anulação da redação parar incluir as tentativas de deboche, classificadas como tendo "parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto", o MEC agora vai exigir uma justificativa dos corretores para aceitar que uma redação contendo erro de português receba a nota máxima. O ministério ainda diminuiu a discrepância máxima aceita entre os dois corretores.
A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 100 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de ofício".
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Além das provas com deboche, será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".
Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no sitehttp://www.inep.gov.br/enem até o terceiro dia útil após as provas, ou seja, até 30 de outubro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data que ainda será divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.
O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico
.
 

GUIA DA RODADA #1: de favoritos a azarões, é hora de mostrar fôlego


Os jogos, o momento de cada clube, o histórico do confronto, o apito, as dicas cartoleiras: saiba como começa o Brasileirão 2013


Daqui a 38 rodadas, 380 jogos e 570 horas de futebol, ou talvez um pouco antes, você vai saber o nome do campeão brasileiro de 2013. E dos "libertados". E dos rebaixados. A mais equilibrada competição de futebol do planeta começa neste sábado - e nos acompanhará até o dia 8 de dezembro, quando terá sua última rodada. É maratona, é corrida de fundo e fôlego. Logo no início, tem pit-stop para a Copa das Confederações. Depois vem a famigerada janela... e seu temido êxodo. Mas o Brasileirão começa fascinante, recheado de craques e bons times.
Para ajudar o torcedor, o GLOBOESPORTE.COM vai preparar - a cada rodada - um guia com todas as partidas. O que esperar delas, quem vai apitá-las, quais serão os desfalques, quem vai transmitir etc. Este manual será publicado no início da tarde de sexta-feira (nas rodadas no fim de semana) ou na manhã de quarta-feira (nas rodadas de meio de semana). Com vocês, pois, o primeiro guia, a primeira rodada, nosso inicial pontapé:
VASCO X PORTUGUESA
imagem bolas guia - vasco x portuguesa (Foto: arte esporte)SÁBADO, 18H30M - SÃO JANUÁRIO
A mais lusa das partidas inaugura o Brasileirão 2013 - mas a expectativa das duas torcidas para o campeonato é... relativa. A esperança cruz-maltina atende por Paulo Autuori - o técnico de nome e renome que aceitou abraçar a causa de um time mergulhado numa crise técnica e financeira. A Lusa encara a Série A com o habitual objetivo de não cair - evitar o efeito ioiô. O Vasco-2013 é bem mais fraco que o time do ano passado: perdeu Dedé, Diego Souza e Juninho - só para começar. O destaque possível é o equatoriano Carlos Tenorio. Na Lusa, os veteranos Correa e Souza dividem espaço com Moisés e com o argentino Cañete, emprestado pelo São Paulo (mas que não deve jogar).
CARTOLA FC: Dakson vem treinando no time titular cruz-maltino e custa apenas C$5. Com o Vasco jogando em casa e precisando atacar a Lusa, há uma boa chance de o atleta pontuar bem e se valorizar.
NA TV: Premiere FC, com Eduardo Moreno e Lédio Carmona.
ARBITRAGEM: Elmo Alves Resende Cunha (GO), auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e João Patricio de Araujo (GO). O árbitro apitou 15 jogos no Brasileirão 2012, com média de 38,5 faltas, 4,9 cartões amarelos e 0,47 vermelho. Tem 38 anos.
VOCÊ SABIA QUE... o Vasco tem quatro vezes mais vitórias do que derrotas contra a Portuguesa no Brasileirão? Em 27 confrontos, foram 16 triunfos cruz-maltinos, quatro sucessos da Lusa e sete empates.
VITÓRIA X INTERNACIONAL
imagem bolas guia - vitória x internacional (Foto: arte esporte)SÁBADO, 18H30M - FONTE NOVA
Dois campeões estaduais. Dois times promissores. Dois candidatos ao título da Copa do Bras... ops. O Vitória vivia o primeiro semestre dos sonhos, com duas goleadas desumanas sobre o Bahia (5 a 1 e 7 a 3), mas teve a animação freada com a eliminação pelo Salgueiro no torneio nacional. Agora, a missão é o Brasileiro, e o primeiro adversário é o Inter, bem mais discreto do que nos últimos anos, sem aquela onda de favoritismo, sem aquela badalação que só rendeu decepções no campeonato que os gaúchos não conquistam desde 1979. Com a organização de Dunga e o talento de figuras como D'Alessandro e Forlán, o Colorado tenta amenizar a possível venda de Damião, desfalque na estreia. No Vitória, destaque para o quarteto ofensivo: Renato Cajá, Escudero, Maxi Biancucchi e Dinei.
CARTOLA FC: Leandro Damião está fora no Inter. É Rafael Moura quem jogará ao lado de Forlán. Se você achar o uruguaio muito caro (C$ 22), He-Man (C$ 9) passa a ser uma boa aposta.
NA TV: SporTV, com Luiz Carlos Júnior e Roger Flores
ARBITRAGEM: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ), auxiliado por Fabio Pereira (TO) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ). O árbitro apitou 20 jogos no Brasileirão 2012, com média de 38,3 faltas, 5,9 cartões amarelos e 0,25 vermelho. Tem 39 anos.
VOCÊ SABIA QUE... o Inter jamais perdeu para o Vitória na Fonte Nova pelo Brasileirão? Foram quatro jogos, com três vitórias coloradas e um empate.
CORINTHIANS X BOTAFOGO
imagem bolas guia - corinthinas x botafogo (Foto: arte esporte)SÁBADO, 21H - PACAEMBU
Sabe aquele papo de jogo de seis pontos - aquela conversa que tanto, tanto, tanto se repete lá no final do campeonato? Vá saber: é possível que, já na primeira rodada de 2013, seja o caso deste Corinthians x Botafogo. É dos duelos mais interessantes: o atual campeão da Libertadores, do Mundial e do Paulista contra aquele que venceu, com sobras, o Campeonato Carioca. Jogão. Em situações normais de clima, temperatura e pressão, a equipe de Tite é candidataça ao título. E não cogitar a turma de Oswaldo como campeã seria injustiça com um time tão sólido - mesmo que a história recente do Alvinegro no Brasileiro desaconselhe grandes empolgações. Paulinho e Pato, Seedorf e Lodeiro: é um jogo a ser assistido com atenção.
CARTOLA FC: Danilo, do Corinthians, custa apenas C$ 5. No entanto, é o jogador mais escalado da rodada de abertura. Se for bem, a maior parte dos cartoleiros leva pontos e cartoletas, mas se for mal e não estiver no seu time, é uma oportunidade de se diferenciar da maioria.
NA TV: Premiere FC, com Linhares Júnior e Wagner Vilaron.
ARBITRAGEM: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS), auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Dibert Pedrosa Moises (RJ). O árbitro apitou 19 jogos no Brasileirão 2012, com média de 36,2 faltas, 3,9 cartões amarelos e 0,21 vermelho. Tem 37 anos.
VOCÊ SABIA QUE... é o quinto ano seguido em que o Brasileirão começa para o Botafogo contra um time paulista? Já foi assim em 2009 (1 a 1 contra o Santo André), 2010 (3 a 3 com o Santos), 2011 (derrota de 1 a 0 para o Palmeiras) e 2012 (vitória de 4 a 2 sobre o São Paulo).
GRÊMIO X NÁUTICO
imagem bolas guia - grêmio x náutico - 2 (Foto: arte esporte)DOMINGO, 16H - ARENA GRÊMIO
Ver a combinação dos nomes dos dois times acima liga uma sirene no leitor: "Batalha dos Aflitos! Batalha dos Aflitos! Batalha dos Aflitos! Batalha dos Aflitos!". Mas calma, calma: lá se vão oito anos desde que os dois times se enfrentaram em um jogo que ficou tatuado em suas histórias. Hoje, é difícil imaginar que o Grêmio, de Elano, Zé Roberto, Vargas e Barcos, volte a viver um drama como aquele. Mas o mesmo não se pode dizer do Náutico, rodeado de dúvidas depois da eliminação nas semifinais do Pernambucano e da queda para o Crac-GO já na primeira fase da Copa do Brasil. O alento para o Timbu é a inauguração de sua nova casa, a Arena Pernambuco. O Grêmio, também com sua Arena, tenta se recuperar do começo de ano frustrante, com a perda do Gauchão e a eliminação nas oitavas de final da Libertadores. O jogo será no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, já que o Tricolor foi punido com perda de mando de campo por causa de confusões no Gre-Nal da última rodada do ano passado.
CARTOLA FC: O Náutico não costuma fazer gols contra o Grêmio no Rio Grande do Sul. O zagueiro Bressan (C$ 5) e o lateral-esquerdo Alex Telles (C$ 4) estão entre os prováveis titulares tricolores e têm boas chances de se valorizarem.
NA TV: TV Globo (para o RS, menos Porto Alegre e Caxias do Sul, e PE), com Gustavo Manhago e Maurício Saraiva, e Premiere FC, com Fernando Zanuzo e Batista.
ARBITRAGEM: Guilherme Ceretta de Lima (SP), auxiliado por Vicente Romano Neto (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP). O árbitro apitou nove jogos no Brasileirão 2012, com média de 34,7 faltas, 3,4 cartões amarelos e 0,44 vermelho. Tem 29 anos. É aspirante à Fifa.
VOCÊ SABIA QUE... o Grêmio jamais perdeu para o Náutico no Rio Grande do Sul no Brasileirão? Foram 13 jogos, com 11 vitórias gremistas e dois empates.
PONTE PRETA X SÃO PAULO
imagem bolas guia - ponte preta x são paulo (Foto: arte esporte)DOMINGO, 16H - MOISÉS LUCARELLI
O Campeonato Paulista chegou a dar bons sinais para Ponte Preta e São Paulo. A Macaca teve a quarta melhor campanha da fase de grupos, liderada pelo Tricolor. Em seguida, porém, veio a decepção. O time de Campinas foi engolido pelo Corinthians, que depois eliminou também a equipe do Morumbi. À Ponte, restou a conquista do Torneio do Interior; ao São Paulo, doeu a eliminação na Libertadores. Quando os dois se enfrentaram no Estadual, empataram por 0 a 0, e agora buscam boa largada no Brasileiro. A realidade, claro, não é a mesma. A Macaca pretende se intrometer em um grupo de naturais candidatos aos primeiros lugares - que sempre inclui o São Paulo, um papa-títulos. Guto Ferreira, desde setembro no comando do time campineiro, tenta consolidar um time sem astros. Ney Franco, devendo melhores resultados no Morumbi, busca uma engrenagem que funcione com Jadson, Ganso, Osvaldo, Luis Fabiano...
CARTOLA FC: Olho nos estreantes. O atacante Silvinho, que vale apenas C$ 3, deve ter uma chance na equipe do Morumbi, enquanto o volante Magal, que veio do Mogi Mirim e custa C$ 4, fará a sua estreia no time de Campinas.
NA TV: TV Globo (SP, menos Campinas), com Milton Leite, Casagrande e Arnaldo Cezar Coelho, e Premiere FC, com Jota Jr e Wagner Vilaron.
ARBITRAGEM: Paulo Cesar Oliveira (Fifa-SP), auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP). O árbitro apitou 13 jogos no Brasileirão, com média de 34,5 faltas, 4,2 cartões amarelos e 0,46 vermelho. Tem 39 anos.
VOCÊ SABIA QUE... o São Paulo tem o dobro de gols da Ponte Preta nos duelos entre as equipes pelo Brasileiro? 50 contra 25.
CRICIÚMA X BAHIA
imagem bolas guia - criciúma x bahia (Foto: arte esporte)DOMINGO, 16H - HERIBERTO HÜLSE
O leitor há de confessar: olha para este jogo de nariz torto, como se ali estivessem dois times fadados a caminhar pelo corredor da morte - aquele que leva ao rebaixamento. Alto lá, pessimistas. Tirar pontos do Tigre dentro de sua jaula, o estádio Heriberto Hülse, vai ser uma pedreira danada. Vale lembrar que se trata do vice-campeão da Série B do ano passado e campeão estadual de 2013. Certo, a descrença pode ter alguma base: foram oito anos longe da Série A para o Criciúma. A luta dos felinos do interior catarinense, comandados por Vadão, começa contra o time mais ferido entre os 20 da elite. O Bahia apanhou mais do que seu pior torcedor poderia merecer. As goleadas sofridas para o Vitória e a queda precoce na Copa do Brasil revolucionaram o clube do Nordeste, que resolveu despachar uma penca de jogadores junto com o técnico Joel Santana - substituído por Cristóvão, ex-Vasco.
CARTOLA FC: Pelo momento e também por jogar em casa, o Tigre é o favorito. Boas opções podem ser o atacante Lins (C$ 5) e o técnico Vadão (C$ 2).
NA TV: Premiere FC, com André Lino e Paulinho Criciúma.
ARBITRAGEM: Márcio Chagas da Silva (RS), auxiliado por Marcelo Bertanha Barison (RS) e Rafael da Silva Alves (RS). O árbitro apitou 14 jogos no Brasileirão 2012, com média de 36,9 faltas, 5,1 cartões amarelos e 0,21 vermelho. Tem 36 anos. É aspirante ao quadro da Fifa.
VOCÊ SABIA QUE... Criciúma e Bahia são considerados fortes candidatos ao rebaixamento pelos próprios jogadores? É o que revelou pesquisa feita pelo GLOBOESPORTE.COM e pela revista "Monet"  com 343 atletas.
SANTOS X FLAMENGO
imagem bolas guia - santos x flamengo (Foto: arte esporte)DOMINGO, 16H - MANÉ GARRINCHA
Futebol, esse brincalhão. Não é uma grande ironia que Neymar possa se despedir do Santos, do futebol brasileiro, do Campeonato Brasileiro, justamente contra o Flamengo? Porque lembrar de Neymar é, pelo menos um pouco, lembrar daquele lendário jogo contra o Flamengo em 2011 - em que ele e o na época rubro-negro Ronaldinho Gaúcho fizeram uma espécie de pacto pró-genialidade e jogaram como se fosse o último dos dias, como se não houvesse amanhã. Houve amanhã, e ele mostra um Santos dependente de seu craque e um Flamengo em busca de um. Os dois times tiveram primeiro semestre discreto. Ambos tentam se encontrar - o Peixe em busca do futebol perdido em algum momento do passado recente, o Fla à caça de uma segurança que ainda não encontrou em 2013. Hernane, o Brocador, goleador do Carioca, é a aposta rubro-negra. O Santos ainda tenta fazer Montillo engrenar.
CARTOLA FC: A defesa do Peixe foi uma das menos vazadas do Paulistão, mas o Fla tem Renato Abreu (C$ 10), um especialista em chutes de longa distância.
NA TV: TV Globo (todo o Brasil, menos São Paulo), com Luis Roberto, Junior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Odinei Ribeiro e Müller.
ARBITRAGEM: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marrubson Melo Freitas (DF). O árbitro apitou 16 jogos no Brasileirão 2012, com média de 42,9 faltas, 6,8 cartões amarelos e 0,56 vermelho. Tem 31 anos.
VOCÊ SABIA QUE... nos títulos nacionais de 1980 e 1983 o Flamengo estreou contra o Santos? Venceu ambas, por 1 a 0 e 2 a 0.
FLUMINENSE X ATLÉTICO-PR
imagem bolas guia - fluminense x atlético-pr (Foto: arte esporte)DOMINGO, 18H30M -MOACYRZÃO
O atual campeão brasileiro vai a campo na primeira rodada como um velho conhecido de seus adversários, certo? Errado. Por mais que tenha mantido a base campeã do ano passado, o Fluminense tende a escalar uma equipe totalmente alternativa, recheada de reservas, com apenas o goleiro Diego Cavalieri de titular. Explica-se: na quarta-feira, vai ao Paraguai em busca de vaga nas semifinais da Libertadores. Mas alternativo mesmo é o Furacão. O time rubro-negro passou boa parte do semestre se preparando para o Brasileiro, com uma penca de amistosos, enquanto a turma sub-23 se virava no Campeonato Paranaense. Agora, chegou o momento de mostrar a cara - e, quem sabe, ditar moda aos rivais. Destaque para Paulo Baier, que se aproxima do centésimo gol em Brasileiros - faltam nove.

CARTOLA FC: O Atlético-PR vai encarar um Fluminense reserva. Boas opções no Furacão são o goleiro Weverton (C$ 8) e o zagueiro Manoel (C$ 5).
NA TV: Premiere FC, com Eduardo Moreno e Edinho.
ARBITRAGEM: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP). O árbitro, formado em 1998, apitou 18 jogos no Brasileirão 2012, com  média de 39,7 faltas, 3,9 cartões amarelos e 0,22 vermelho.
VOCÊ SABIA QUE... 
o Atlético-PR tem supremacia sobre o Fluminense na história do Brasileirão? São 14 vitórias do Furacão, contra dez do Tricolor e cinco empates.
CRUZEIRO X GOIÁS
imagem bolas guia - cruzeiro x goiás (Foto: arte esporte)DOMINGO, 18H30M - INDEPENDÊNCIA
Aos olhos de boa parte dos torcedores, especialmente aqueles menos tarados por futebol, times que não estão na Libertadores ou não disputam os dois Estaduais mais comentados do país (Paulista e Carioca) tendem a despertar a curiosidade quando o Brasileirão abre os braços para seus 20 filhos. Cruzeirenses e esmeraldinos sabem tintim por tintim como andam seus times, mas muita gente vai se perguntar como Cruzeiro e Goiás chegam ao campeonato. A Raposa tem um bom time titular, agora reforçado pelo zagueiro Dedé, e tenta entrar nos eixos com Marcelo Oliveira de técnico - ele tem um trio de respeito, com Diego Souza, Dagoberto e Borges. A Raposa, é bem verdade, perdeu o Estadual para o Atlético-MG, mas até que incomodou o rival. No Alviverde, com o perdão do trocadilho, a esperança reside na fome de gols do parrudo centroavante Walter - atacante dos bons. Araújo, ídolo da torcida esmeraldina, está de volta para ajudar o campeão goiano.

CARTOLA FC: Se estiver disposto a gastar um pouco mais para ter um ataque poderoso, Dagoberto (C$ 19) e Borges (C$ 18) surgem como boas opções.
NA TV: Premiere FC, com Jaime Junior e Leo Figueiredo.
ARBITRAGEM: Ronan Marques da Rosa (SC), auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Fabiano da Silva Ramires (ES). O árbitro apitou 4 jogos no Brasileirão 2012, com média de 41 faltas, 4 cartões amarelos e 0,25 vermelho. Tem 28 anos.
VOCÊ SABIA QUE... o Cruzeiro costuma vencer o Goiás em casa no Brasileirão? São 12 vitórias mineiras, três goianas e dois empates.
CORITIBA X ATLÉTICO-MG
imagem bolas guia - coritiba x atlético-mg (Foto: arte esporte)DOMINGO, 18H30M - COUTO PEREIRA
Seria um bocado interessante ver um duelo entre Alex e Ronaldinho Gaúcho, dois espécimes raros da camisa 10. Mas não vai rolar. O Galo come, bebe e dorme Libertadores da América. Como jogou nesta quinta-feira lá longe, no México, fatalmente vai poupar seus titulares na estreia no Campeonato Brasileiro. Boa hora para ver se a sensação do futebol brasileiro no primeiro semestre tem elenco suficiente para dividir competições sem sobressaltos. Já o Coxa tenta deixar de ser bipolar: foi campeão estadual, mas levou uma pancada ao ser eliminado da Copa do Brasil pelo Nacional-AM.

CARTOLA FC: Alex é caro - C$ 25 -, mas pode valer o investimento: já balançou as redes adversárias 15 vezes em 2013.
NA TV: SporTV (menos Paraná), com Rogério Corrêa e Maurício Noriega.
ARBITRAGEM: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ), auxiliado por Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Jackson Massarra dos Santos (RJ). O árbitro apitou 9 jogos no Brasileirão 2012, com média de 36,6 faltas, 7,1 cartões amarelos e 0,22 vermelho. Tem 33 anos.
VOCÊ SABIA QUE... oito das nove vitórias do Coritiba sobre o Atlético-MG no Brasileirão foram em casa? Mas o Galo leva vantagem no geral: 17 a 9.

 

IMPERDÍVEL!!
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. ..::RG Agitos..:: - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger