31 DE MAIO EM RG

Agricultores de Rafael Godeiro e mais duas cidades são beneficiados com projeto agroecológico assessorado pela Diaconia



As famílias agricultoras dos municípios de Umarizal, Caraúbas e Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte comemoram a assinatura de um novo projeto entre a Associação dos Agricultores e Agricultoras Agroecológicos Oeste Verde (AAOEV) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Assessorado pela Diaconia, o projeto garante a compra de R$ 52.341 em alimentos agroecológicos (produzidos sem utilização de agrotóxicos ou outros insumos químicos) das famílias rurais dos três municípios.  Os alimentos serão doados pela Conab a pessoas em situação de vulnerabilidade social e instituições socioeducativas.

Segundo o coordenador da Unidade Territorial da Diaconia em Umarizal, Leonardo Freitas, esse já é o terceiro projeto assinado entre a Companhia e a Associação, totalizando mais de 162 mil reais acessados pelas famílias agricultoras do Oeste Potiguar.

“A própria Conab declarou que os projetos elaborados pelas associações comunitárias, com assessoria e acompanhamento da Diaconia, têm sido os mais exitosos no Rio Grande do Norte dentro do “Doação Simultânea”, modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal”, comemora Freitas.

Doação Simultânea – Desenvolvida com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e operada pela Conab, a modalidade permite a aquisição de alimentos de agricultores familiares organizados em grupos, associações ou cooperativas. A compra é destinada a entidades da Rede de Proteção e Promoção Social que tenham programas e ações de acesso à alimentação.  O fornecimento de produtos orgânicos é privilegiado e a Companhia pratica valores diferenciados para esse tipo de alimento (até 30% a mais do que o valor pago para o alimento convencional), garantindo um bom negócio para as famílias agricultoras.

Do Agroecologianews
 

bbb13: Yuri, Marcello e Kamilla são sorteados para Prova do Anjo

Após todos os brothers acordarem, o Líder da semana na casa do BBB13, Ivan, lê para todos as regras para a primeira Prova do Anjo do jogo. "A Prova do Anjo começa agora. Apenas três pessoas irão participar dessa disputa. Façam um sorteio e quem tirar a bolinha vermelha está na prova", diz o professor de inglês.
O Líder passa uma urna com bolinhas para os brothers fazerem o sorteio. Fani começa e já fica sabendo que está fora da disputa. Depois dela, vem Aslan e Marien, que também pegam a bolinha branca.
Yuri, o quarto a colocar a mão dentro da urna, é o primeiro a se garantir na primeira Prova do Anjo do BBB13. Dhomini e Anamara vêm em seguida e não conseguem tirar a bolinha vermelha. Sorte que fica para os dois seguintes, Marcello e Kamilla, os dois últimos a conseguir uma das três vagas na prova.
 

Prefeitura de Umarizal decreta situação de emergência administrativa e financeira.


A prefeitura de Umarizal decretou estado de emergência financeira e administrativa por 90 dias. A informação está publicada no Diário Oficial do Município dessa ultima quarta-feira , 16. De acordo com a publicação, está vedada a realização de despesas no município sem a autorização do prefeito Mano Onofre.

O decreto Nº 001/2013 considera a drástica diminuição do repasse referente ao Fundo de Participação Municipal (FPM), causada pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Efeito disso foi o pagamento de dezembro dos funcionários que não teriam sido pagos. O documento diz ainda que todos os serviços administrativos estão suspensos.


Ainda de acordo com o decreto, ficam rescindidos, todos os contratos realizados pela administração municipal, através de suas várias unidades financeiras e administrativas, cujos efeitos financeiros se deram em desacordo com a Lei Eleitoral nº 9.504/97, LC 101/2000 e suas alterações e Lei 8.666/93.Também Ficam suspensos os pagamentos de todas as gratificações e suplementações de carga horária concedidas à partir de 05 de julho de 2012.

“A “SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA” no município de UMARIZAL-RN, de caráter administrativo e financeiro, permanecerá em vigor enquanto não forem satisfatoriamente resolvidos e equacionados todos os principais problemas resultantes deste, que aflige o Município, sendo certo que diligentemente todos os esforços serão somados para que no prazo de 90(noventa) dias a situação caracterizada possa estar completamente sanada, ressalvando-se a partir desta data a prorrogação excepcional de todos os serviços contínuos e essenciais”
, diz trecho da publicação.
 

Cinco municípios anunciam que não vão patrocinar o Carnaval devido a seca


Prefeitos de diversos municípios comunicam oficialmente que, não vão investir nenhum recurso publico na realização dos festejos de Carnaval deste ano. Os prefeitos confirmaram ao Jornal De Fato que não vão patrocinar a realização do Carnaval porque não existem recursos disponíveis para a realização de eventos. Além disso, eles alegam que o fato dos municípios se encontrarem em Estado de Emergência em consequência da seca, foram orientados, a destinar todos os recursos que poderiam ser utilizados no Carnaval para minimizar os efeitos da estiagem junto a população.

O prefeito de Almino Afonso, Lawrence Amorim disse que recebeu orientação do Ministério Publico e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) para evitar qualquer tipo de gasto com o Carnaval. “Nossa cidade está prestes a entrar em colapso por consequência da seca. O açude que abastece nossa cidade está com nível muito baixo. Os recursos que forem obtidos pela prefeitura serão destinados a reduzir os impactos da seca”, declara.

Situação ainda pior vive o prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, que recebeu a prefeitura sem dinheiros e totalmente desestruturada. Haroldo já disse que os recursos que forem chegando as contas do município serão destinados a reestruturação da maquina publica. ”Chegamos a prefeitura sem dinheiro em caixa, com muitos débitos com servidores e fornecedores e sem condições de funcionamento de serviços básicos. Dessa forma não temos como pensar em investimentos para o Carnaval”, esclarece.

Ele disse ainda, que a prefeitura não dispõe de nenhum veículo em condições de uso. “Existe apenas uma ambulância velha e trator sem condições de uso. Essa é a frota da prefeitura”, revela.

Apesar de receber um grande volume de recursos dos royalties, o município de Guamaré é outro que não vai promover o Carnaval.

O Hélio Willamy, o Helio de Mundinho (PMDB), publicou Decreto Municipal de nº 002/2013, anunciando que não haverá investimento para realização de Carnaval de rua na cidade. O prefeito disse que está levando em consideração vários fatores, a deficiência do abastecimento de água na cidade e as recomendações feitas pelo Ministério Publico Estadual (MPE), e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ele acrescenta que mesmo com uma arrecadação acima da média, a gestão não pode deixar de priorizar a solução dos problemas que afligem a população.

“Não adianta fazer carnaval desobedecendo à recomendação judicial e faltando água na cidade”, afirma o prefeito.

Embora o Carnaval de Lajes seja considerada, a festa mais tradicional da cidade na região central do RN, o prefeito Benes Leocádio já oficializou que não vai investir nenhum recursos publico na realização do evento. Benes que também preside a Femurn está emitindo orientação aos municípios em Estado de Emergência a seguirem a orientação do MP e TCE para não investirem recursos públicos na promoção de eventos. “Com a perspectiva de redução de receita nos municípios nesse inicio de ano não é recomendável a realização de gastos em evento festivos”, disse o prefeito.

A prefeita de Santana do Matos, Lardjane Ciriaco (DEM), também oficializou a não realização do carnaval.

Do De Fato
 

Balanço parcial do MEC mostra que ProUni já tem 358.939 inscritos

Brasília – O número de inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC) registrou 358.939 inscritos até as 19h (de Brasília) desta quinta-feira, segundo dados divulgados no site do MEC. As inscrições começaram na madrugada e vão até as 23h59 da segunda-feira (21), pelo horário de Brasília (DF). Neste primeiro semestre, a oferta é  162.329 bolsas de estudos, distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. No total, são 108.686 bolsas integrais e 53.643 parciais. O estado de São Paulo é o que oferece mais bolsas, 56 mil, seguido por  Minas Gerais (17 mil bolsas) e o Paraná (12 mil).
Os candidatos podem se inscrever no ProUni exclusivamente pela internet. Para participar é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e alcançado pelo menos 450 pontos e não ter zerado a nota da redação. No ano passado, a exigência mínima era 400 pontos.
A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo e as parciais àqueles com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 deste mês e a segunda, no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá entrar na lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.
O estudante que conseguir apenas a bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra metade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).
defato.com
 

Preço da água mineral será reajustado segunda-feira no RN

O preço dos galões, garrafinhas e copinhos de água mineral será reajustado em todo o Rio Grande do Norte na segunda-feira (21). O galão de 20 litros, que hoje varia em média entre R$ 4 e R$ 4,50 para o consumidor final, deverá ficar entre R$ 4,50 e R$ 5.

De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas e Águas Minerais do RN, Djalma Barbosa Júnior, “o reajuste é decorrente do impacto do aumento do salário mínimo e dos insumos como rótulos, tampas, lacres e vasilhames. Estamos repassando apenas parte deste impacto ao consumidor”. Nos estados vizinhos os valores são bem mais altos, a exemplo do Ceará, onde o garrafão custa em torno de R$ 8, e no Sudeste fica acima de R$ 10.

O garrafão custa na fonte entre R$ 1,70 e R$ 2 para o distribuidor, que por sua vez, entrega o produto ao ponto de venda para só depois ser transportado até a casa do cliente final. Segundo o sindicato, cerca de 65% da população potiguar atualmente consome água mineral em suas residências, são 18 fontes beneficiadoras em todo o Estado que fornecem a água engarrafada e geram 11 mil empregos diretos e indiretos.

G1/RN
 

Serra do Mel, RN, terá eleição suplementar em 7 de abril

Estarão aptos a votar os eleitores constantes do cadastro eleitoral.
Eleitores podem concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito da cidade.

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) aprovou por unanimidade, na sessão realizada nesta quinta-feira (17), uma resolução que fixa data e aprova as instruções para a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Serra do Mel. A eleição será realizada no próximo dia 7 de abril, um domingo, por meio dos sistemas eletrônicos de votação e de totalização de votos, desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Estarão aptos a votar os eleitores constantes do cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no município até 7 de novembro de 2012.
Poderão concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito aqueles que tenham domicílio eleitoral de, no mínimo, um ano antes da data marcada para as eleições, ou seja, 7 de abril de 2012, e estejam filiados a partido político pelo mesmo prazo, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo superior.
As convenções partidárias para deliberar sobre a formação das coligações e escolha dos candidatos serão realizadas no período de 1º a 15 de fevereiro de 2013. O candidato deverá desincompatibilizar-se de cargo gerador de inelegibilidade nas 24 horas seguintes à sua escolha na convenção. O prazo para entrega em cartório do requerimento de registro dos candidatos será encerrado às 19h do dia 22 de fevereiro de 2013, devendo o Juízo Eleitoral providenciar a fixação de edital para ciência dos interessados, impreterivelmente, até 24 de fevereiro, passando a correr prazo para impugnações.
A propaganda eleitoral somente será permitida a partir do dia 23 de fevereiro e, nas hipóteses previstas na legislação, poderá ser feita até a véspera do pleito, sendo regulada, no que couber, por resolução do TSE. A diplomação dos eleitos ocorrerá até o dia 30 de abril, devendo o Juízo Eleitoral julgar as contas e publicar a respectiva decisão do candidato eleito até 26 de abril.
* http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte
 

novidade

Aparti dessa segunda (21) o blog RG Agitos ira posta os resumos das principais novelas da atualidade... MALHAÇÃO, LADO A LADO, CARROSSEL, GUERRA DOS SEXOS E SALVE JORGE!

 

IMPERDÍVEL!!
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. ..::RG Agitos..:: - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger