Latest Post

31 DE MAIO EM RG

Chuva desta terça-feira foi a maior do ano em Natal, diz Emparn


O volume acumulado até as 19h foi de 72,6 milímetros.
Precipitação causou transtornos e deixou o trânsito lento na capital potiguar.


Sem sinalização e sob chuva, carro cai em buraco em Cidade Satélite (Foto: Rilyonaldo Marques)Sem sinalização e sob chuva, carro cai em buraco em Cidade Satélite (Foto: Rilyonaldo Marques)












A chuva que caiu em Natal nesta terça-feira (14) já é a maior do ano na capital potiguar. Choveram 72,6 milímetros até as 19h, de acordo com os registros da estação pluviométrica da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O metereologista Gilmar Bistrot avaliou o volume de precipitação como "moderado".

Antes dessa, a maior precipitação do ano havia sido registrada no dia 29 de abril, quando choveram 42.9 milímetros. "Toda chuva que tem concentração de 15 a 20 milímetros em áreas urbanas, como é o caso da Grande Natal, é considerada moderada. Nessas regiões mais urbanizadas o solo não tem infiltração", explica Bistrot.
 Os registros da estação pluviométrica da Emparn mostram que a chuva começou às 2h e se intensificaram entre 13h e 19h. O pico ocorreu às 15h, quando choveram 16.4 milímetros.

As chuvas causaram problemas na Grande Natal. O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar recebeu durante a tarde três chamados sobre quedas de árvore. No hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, o teto de um banheiro desabou, o que causou a inundação da sala de repouso dos funcionários da unidade. Alagamentos, acidentes e trânsito lento também puderam ser vistos durante o dia.
 

Rio Grande do Norte tem 1.455 casos confirmados de dengue em 2013

Natal é a cidade com o maior número de notificações (552).
Números tiveram redução em relação à 2012.


larva do mosquito da dengue (Foto: Tita Mara Teixeira/G1)
larva do mosquito da dengue (Foto: Tita Mara Teixeira/G1)
Rio Grande do Norte registrou 1.455 casos confirmados de dengue do início do ano até o dia 27 de abril. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). De acordo com o boletim, os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são: Natal(552), Parelhas (456), Pau dos Ferros(408), Santa Cruz (322) e Jardim de Piranhas (236).

O Programa Estadual de Controle da Dengue alerta a população e gestores de saúde sobre alguns cuidados básicos diante da doença: eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, não jogar lixo em terrenos baldios e evitar recipientes que acumulem água.
A secretaria informou que foram notificados 5.685 casos suspeitos de dengue no estado e, destes, 1.455 casos foram confirmados. No mesmo período do ano de 2012, esses números foram, respectivamente, 16.398 e 6.356, o que aponta um decréscimo no quantitativo de casos.

 

Em Natal, Valcke elogia: ‘Satisfação ver o projeto dentro do cronograma’


Ao lado de Ronaldo e Bebeto, secretário-geral da Fifa se mostra satisfeito com os trabalhos na Arena das Dunas. Operários ganham ingressos simbólicos


Jérôme Valcke elogia avnaço nas obras da Arena das Dunas, em Natal (Foto: Tiago Menezes)Jérôme Valcke elogia avanço nas obras da Arena
das Dunas, em Natal (Foto: Tiago Menezes)
Depois de 11 meses, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, voltou às obras de construção da Arena das Dunas, em Natal. Ao lado dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local (COL), e de Luis Fernandes, do Ministério dos Esportes, o francês visitou o local na manhã desta segunda-feira e gostou do que viu. Segundo o dirigente, é importante saber que o projeto está dentro do cronograma e que tudo ficará pronto para ser testado antes da Copa do Mundo.
- É uma grande satisfação estar aqui. Sinto muito pela correria, mas queria agradecer pelo empenho de todos. Sabem que o estádio deve ser entregue no fim do ano e as obras de mobilidade em maio para que sejam testados. Três eventos-testes devem ser feitos em Natal. Estão construindo um belíssimo estádio. Os jogos aqui são importantes e é uma satisfação ver o projeto dentro do cronograma - elogiou Valcke.
A Arena das Dunas entra em um ritmo acelerado para ser entregue em perfeitas condições até dezembro. Na última semana, o consórcio responsável pela obra divulgou que o estádio atingiu 66,18% de conclusão. Para junho está prevista a instalação da cobertura metálica. Nessa etapa, os atuais guindastes serão desmontados e acrescidos de outras ferramentas para atuarem na execução das tarefas.
- É um momento muito importante porque evidencia que Natal vai promover também uma Copa do Mundo.  Melhora a nossa autoestima. Aproveitamos para dizer que não mediremos esforços para fazer com que esse evento deixe aqui um grande legado, principalmente nas obras de infraestrutura. Não tivemos atrás um momento tão importante como esse e dificilmente teremos outro. Temos consciência dessa responsabilidade – disse o prefeito, Carlos Eduardo.
Assim como fez na Arena Pernambuco e no Mineirão, o dirigente entregou ingressos simbólicos para distribuir para os representantes dos operários dos respectivos estádios. A Fifa vai doar para os trabalhadores de cada uma das 12 arenas da Copa do Mundo de 2014 duas entradas para o primeiro jogo do estádio em que eles trabalharam.
Jérôme Valcke, Ronaldo, Bebeto elogiaram as obras da Arena das Dunas, em Natal (Foto: Tiago Menezes)Comitiva da Fifa faz entrega de ingressos simbólicos ao operários em Natal (Foto: Tiago Menezes)
Na manhã de terça, Jérôme Valcke visita as obras de reforma do Estádio Nacional de Brasília. Logo depois, ele desembarca no Rio de Janeiro para conhecer o novo Maracanã na quarta.
Arena das Dunas acelera os trabalhos
O estádio da capital potiguar terá capacidade para 43 mil torcedores, sendo 10 mil assentos removíveis. O investimento na construção da nova arena, que tomou o lugar do antigo “Machadão”, demolido, será de R$ R$ 417 milhões. A infraestrutura inclui mais de 2.600 vagas de estacionamento, dois placares eletrônicos, sistema de sonorização, 23 áreas para concessão de alimentos e bebidas, espaço VIP com lounges de hospitalidade, 40 camarotes com banheiro exclusivo, vestiários, centro de mídia e TV, áreas para restaurante, academia e espaços comerciais.
A Arena das Dunas será palco de quatro partidas na Copa do Mundo de 2014, todas válidas pela primeira fase do torneio. O quarto jogo na arena é o que promete atrair mais atenções. Em campo estará o cabeça de chave D1, disputando a última rodada do grupo.
 

COM FRANGAÇO DE BRUNO, PALMEIRAS PERDE PARA O TIJUANA E É ELIMINADO


Falha do goleiro desestabiliza o time, que até tenta esboçar reação, mas para em suas próprias limitações. Mexicanos vão enfrentar o Atlético-MG



O Palmeiras chegou até as oitavas de final da Taça Libertadores no embalo de sua torcida. Jogando sem muito requinte, mas com garra, raça. Nesta terça-feira, contra o Tijuana, no Pacaembu, o clima estava propício: estádio cheio, torcedores animados, time aceso. Só que ninguém contava com uma falha impressionante do goleiro Bruno. Num chute fraco de Riascos, aos 26 minutos do primeiro tempo, ele deixou a bola escapar e desestabilizou o time, que acabou perdendo por 2 a 1 (assista no vídeo aos melhores momentos) e está eliminado. Arce marcou o segundo dos mexicanos, e Souza descontou, de pênalti.

Agora acabou. É pensar na Série B do Brasileirão, juntar os cacos e se preparar para voltar à elite. O Tijuana, em sua primeira Libertadores, avança às quartas de final para enfrentar o Atlético-MG.
O Verdão, que era considerado o azarão entre os times brasileiros na Libertadores, vinha fazendo uma campanha empolgante, mas caiu no primeiro mata-mata, após conseguir voltar do México com um empate por 0 a 0. Bastava uma vitória "simples" no Pacaembu. Mas quem disse que vencer é simples? Principalmente no torneio continental?
Bruno goleiro Palmeiras frango (Foto: Alex Silva / Ag. Estado)Bruno se abaixa para encaixar a bola, mas ela escapa e entra (Foto: Alex Silva / Ag. Estado)
Ah, Bruno...
Parecia um jogo tranquilo para o Palmeiras. Não que o time estivesse conseguindo criar muitas jogadas. Era uma partida brigada, lances ríspidos, divididas fortes, chutões, típico de mata-mata de Libertadores. O Verdão até acertou a trave, em cobrança de falta de Ayrton, aos 24 minutos. Até então, nenhum lance que alarmasse os palmeirenses lá atrás.

Até que, aos 26 minutos, uma jogada capital, que marcará para sempre a carreira do goleiro Bruno. Martínez invadiu a área e rolou para Riascos. O atacante colombiano pegou mal: o chute saiu fraco, no meio do gol. Bruno se ajoelhou para segurar. Só que o camisa 1 não segurou. Ela escapou e entrou mansa no gol do Verdão. O palmeirense baixou a cabeça, depois tentou pedir desculpas. De um camarote no Pacaembu, o ex-goleiro Marcos parecia não acreditar na falha incrível do seu pupilo.

Após o gol, não houve mais futebol. Só pancadas. Confusa, a arbitragem enervou sobretudo o time palmeirense - aos 31, o árbitro Juan Ernesto Soto, da Venezuela, se enganou e expulsou Ruíz pelo acúmulo de dois amarelos. No entanto, o jogador do Tijuana ainda não havia recebido o primeiro. O juiz reconheceu o erro e desconsiderou a punição. A confusão chega a ser compreensível: os jogadores abusaram tanto das pancadas que foram aplicados oito cartões amarelos na primeira etapa. Um retrato do que foi a partida.

Arbitragem vacila
No intervalo, a torcida palmeirense se mostrou compreensiva. Aplaudiu e gritou o nome de Bruno, que agradeceu a manifestação. Iniciada a segunda etapa, não houve muito tempo para o Verdão se assentar em campo. Em uma bola esticada da intermediária, Henrique tentou afastar de cabeça e mandou nos pés de Arce, que acertou um belo chute, de primeira, ampliando o placar e o sofrimento verde.
No banco, Gilson Kleina abatido. Sentado num canto, cara desanimada. O seu Palmeiras não parecia mais aquela equipe aguerrida, que se embalava pelo canto das arquibancadas e ia para cima compensando falta de técnica com garra. A torcida fazia sua parte, gritava, cantava, mas o time parecia perdido. A impressão era que o terceiro gol do Tijuana seria questão de tempo. Eis que, aos 16, a bola bateu na mão do zagueiro Aguilar dentro da área - não houve intenção de corte. Mesmo assim, o árbitro apontou para a marca de pênalti. Souza, que não tinha nada com o erro do juiz, chutou com categoria para renovar a esperança palmeirense.

O jogo mudou. O gol e a presença de Maikon Leite acenderam o Palmeiras, que passou a rondar com mais perigo a área adversária. Aos 22, explosão no Pacaembu. Era o segundo gol, marcado Kleber. No entanto, a arbitragem marcou impedimento do atacante. Mais um erro do trio, já que o palmeirense estava na mesma linha da zaga no momento do cruzamento.
Com o passar do tempo, o Palmeiras foi se tornando vítima da ansiedade, do nervosismo e, principalmente, de suas próprias limitações. O time foi para cima, mas sem nenhum senso de coordenação. Erros de passes, de finalizações, de posicionamento. No fim, a eliminação. E a sensação de que foi bom enquanto durou.
 

Timão diz rechaçar pressão e deixa abertura da Copa nas mãos da Fifa


'Se entendem que devem mudar o local de abertura da Copa fiquem à vontade', diz comunicado do Corinthians, após cobrança de Jérôme Valcke



obras Arena Corinthians estádio (Foto: Reuters)Arena Corinthians, em obra (Foto: Reuters)


O Corinthians diz "estranhar" as cobranças feitas pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, nesta terça-feira, em Brasília. Ele disse que as sedes da Copa do Mundo podem mudar, até agosto, se os cronogramas das obras não estiverem sendo respeitados.
Em nota oficial, a diretoria do clube paulista afirmou que "não aceita nenhuma pressão" e deixa a critério da Fifa a possibilidade de tirar da Arena de Itaquera a abertura da Copa do Mundo de 2014.
- Se entendem que devem mudar o local de abertura da Copa fiquem à vontade - diz a nota do Corinthians.
A diretoria do clube afirma que o cronograma da obra está sendo cumprido e lembra que o próprio Valcke chegou a concordar que o prazo de entrega fosse estendido de dezembro de 2013 para fevereiro de 2014.
Também em nota oficial, o Governo do Estado de São Paulo afirmou que as obras de infraestrutura estão dentro do cronograma:
- As obras de infraestrutura no entorno do estádio do Corinthians estão em pleno andamento, serão entregues no prazo previsto e ficarão como legado para a cidade. Este é o compromisso do Governo de São Paulo, que mantém a confiança de que o Corinthians e a Fifa honrarão o acordo assumido para que a abertura da Copa do Mundo seja realizada na capital paulista - diz a nota do governo.
Confira abaixo o texto assinado pela diretoria do clube paulista:
Corinthians começou as obras quase um ano depois dos demais estádios e, mesmo com todas as dificuldades do repasse financeiro do financiamento e com atrasos referentes ao CID junto à construtora Odebrecht, manteve o organograma da construção.
Tanto é fato que já superou 76% da obra. Por tudo isso, gera estranheza ao clube a posição colocada nesta terça-feira (14) pelo Sr. Jérôme Valcke, sendo que ele mesmo deu o prazo até dezembro de 2013 para conclusão dos estádios. No caso do Corinthians, esse prazo foi estendido pelo próprio Valcke para fevereiro de 2014.
O clube não aceita nenhuma pressão porque é bom lembrar o que sempre disse: o estádio para os corintianos teria 48 mil e, quando o estádio passou  a ser requisitado para a Copa do Mundo, foi feito um remanejamento do projeto para 68 mil lugares.
O objetivo do Corinthians sempre foi, neste caso, servir a cidade, o estado e o país. Por isso, o clube aumentou a capacidade do estádio e não aceita nenhum tipo de pressão.
Se entendem que devem mudar o local de abertura da Copa fiquem à vontade. O Corinthians só espera que FIFA e COL reconheçam o esforço da Prefeitura de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, do Governo Federal e principalmente da população paulista.
 

Justiça Eleitoral cancela 1,35 milhão de títulos de eleitor em todo o país

Prazo para regularizar documento terminou no dia 25 de abril.
Quem não votou as 3 últimas eleições ainda pode normalizar situação.


A Justiça Eleitoral cancelou 1.354.067 títulos de eleitor em todo o país, informou nesta terça-feira (14) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Teve o documento cancelado quem deixou de votar nas três últimas eleições, não justificou a ausência e não compareceu a um cartório eleitoral até 25 de abril para regularizar a situação.
Segundo o TSE, os eleitores menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos não tiveram o título cancelado.

As faltas são consideradas a cada turno, ou seja, se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição – como a realizada para prefeito e vereador em 26 estados no ano passado –, são contadas duas eleições para efeito de cancelamento.
Os eleitores ainda poderão regularizar a situação em qualquer cartório eleitoral. Para isso, terão de pagar uma multa de R$ 3,50 por turno.
A lei prevê que o eleitor com título cancelado fica excluído da participação na eleição, pode ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, tomar posse em cargo público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

 

Decisão do CNJ obriga cartórios a fazer casamento homossexual


Conselho também determinou conversão de união estável em casamento.
Decisão é passível de questionamento no Supremo Tribunal Federal.



O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (14), por maioria de votos (14 a 1), uma resolução que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento.
Os cartórios não poderão rejeitar o pedido, como acontece atualmente em alguns casos. A decisão do CNJ poderá ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).
Entenda a decisão do CNJ
O Conselho Nacional de Justiça, órgão de controle externo das atividades do Poder Judiciário, obrigou todos os cartórios do país a cumprirem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de maio de 2011, de realizar a união estável de casais do mesmo sexo. Além disso, obrigou a conversão da união em casamento e também a realização direta de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Leia mais
 Segundo o presidente do CNJ e autor da proposta, Joaquim Barbosa, que também é presidente do STF, a resolução visa dar efetividade à decisão tomada em maio de 2011 pelo Supremo, que liberou a união estável homoafetiva.
Conforme o texto da resolução, caso algum cartório se recuse a concretizar o casamento civil, o cidadão deverá informar o juiz corregedor do Tribunal de Justiça local. "A recusa implicará imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para providências cabíveis."
A decisão do CNJ valerá a partir da publicação no "Diário de Justiça Eletrônico", o que ainda não tem data para acontecer.
Reportagem publicada pelo G1 nesta terça mostrou que, no último ano, pelo menos 1.277 casais do mesmo sexo registraram suas uniões nos principais cartórios de 13 capitais, segundo levantamento preliminar da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR).
Atualmente, para concretizar a união estável, o casal homossexual precisa seguir os trâmites em cartório. Até agora, para o casamento, eles pediam conversão da união estável em casamento e isso ficava a critério de cada cartório, que podia ou não conceder.
Agora, a conversão passa a ser obrigatória e efetivada por meio de ato administrativo, dentro do próprio cartório. O cartório, embora órgão extrajudicial, é subordinado ao TJ do estado.
O casamento civil de homossexuais também está em discussão no Congresso Nacional. Para Joaquim Barbosa, seria um contrassenso esperar o Congresso analisar o tema para se dar efetividade à decisão do STF.

"Vamos exigir aprovação de nova lei pelo Congresso Nacional para dar eficácia à decisão que se tomou no Supremo? É um contrassenso."
 De acordo com Barbosa, a discussão sobre igualdade foi o "cerne" do debate no Supremo. "O conselho está removendo obstáculos administrativos à efetivação de decisão tomada pelo Supremo e que é vinculante [deve ser seguida pelas instâncias inferiores]."
Inicialmente, o conselho discutiu apenas a conversão, mas, posteriormente, a assessoria do CNJ distribuiu o documento da proposta que mostra que é "vedado" aos cartórios recusarem a "habilitação, celebração de casamento civil ou conversão de união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo".
O subprocurador-geral da República, Francisco Sanseverino, que não vota, opinou contra a proposta do conselho. "Com respeito ao posicionamento da proposta, embora louvável, salvo melhor juízo em face dos fundamentos e dos objetos das ações diretas de constitucionalidade, a conversão automática da união estável em casamento não foi imposta naquelas ações."
O único voto contrário do CNJ foi da mais nova conselheira, Maria Cristina Peduzzi. Para ela, definir o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é tarefa do Congresso.
"Não tenho dúvidas de que a união homoafetiva foi reconhecida pelo Supremo  Tribunal Federal e ali se afirmou a constitucionalidade dessas uniões e assegurados os efeitos civis produzidos pelas respectivas uniões. [...] Penso que isso é questão que estaria afeta ao Congresso Nacional."
O conselheiro Silvio Rocha divergiu. "Nós removemos a diversidade de sexos que não mais se coloca como requisito de que as pessoas tenham um direito fundamental, que é o casamento. Me parece que o conselho faz isso em precedentes jurisprudenciais (decisões judiciais anteriores) e amparado no próprio texto constitucional."
O conselheiro Gilberto Martins, ao votar favoravelmente ao projeto, destacou que, apesar de a decisão do STF sobre a união estável homossexual ter sido unânime, três ministros do Supremo foram contrários à possibilidade de a corte assegurar no julgamento o casamento civil: Cezar PelusoGilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.
Recurso
A decisão pode ser questionada no STF. Se isso ocorrer, o questionamento poderá ser feito por meio de um mandado de segurança, tipo de ação que é feita para questionar ato do poder público.
O processo seria distribuído para algum ministro relatar, e o interessado poderia solicitar suspensão da resolução por meio de liminar (decisão provisória). Nesse caso, o relator decidiria entre suspender provisoriamente ou levar direto para discussão no plenário.
União estável x casamento civil 
Segundo Rogério Bacellar, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), união estável e casamento civil garantem os mesmos direitos sobre bens.
Nos dois casos, há um contrato assinado em cartório. A diferença é que, pela união estável, o cidadão continua solteiro no estado civil.
"Atualmente, se os direitos são estabelecidos no contrato, é a mesma coisa que um casamento. Se convenciona o que cada um tem dever, que os bens adquiridos antes e durante não comungam (se dividem) ou se todos os bens comungam."
Ao abrir uma conta bancária, por exemplo, um cidadão oficialmente solteiro, mesmo que tenha união estável, não precisa indicar os dados do companheiro. Já o casado, precisa.
"O casamento é uma união formal. É possível se estabelecer comunhão parcial, comunhão total ou separação parcial. Mas se houver um contrato, a união estável dá os mesmos direitos."
Em maio do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o direito da união estável para casais do mesmo sexo. A decisão serve de precedente para outras instâncias da Justiça.
 

Valcke volta a cobrar estádios e diz que Fifa pode mudar sedes até agosto


 

'Não estamos pensando em mudar a cidade-sede. Isso só acontece quando não tem mais jeito', diz francês ao ser quesitonado sobre São Paulo


valcke e aldo no estádio Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Em Brasília, Valcke volta a cobrar estadios da Copa
prontos em dezembro (Foto: Fabrício Marques)


O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deu um recado para as 12 cidades da Copa do Mundo de 2014: as sedes ainda podem mudar até o dia 1º de agosto, quando os ingressos para o torneio começarão a ser vendidos.
O aviso foi dado durante visita ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na manhã desta terça-feira. Perguntado sobre os problemas da Arena Corinthians, que tem dificuldades para conseguir o empréstimo do BNDES, Valcke revelou que ainda vai conversar com os representantes do estádio paulista para saber a real situação da obra, mas, desde já, disse que eles precisam acelerar.
- Nós sempre dizemos que não é possível aceitar atrasos. É preciso de tempo para testar tudo. A Copa do Mundo é um evento de outra magnitude. Eles vão ter que acelerar. Isso não é uma ameaça. Não estamos pensando em mudar a cidade-sede. Isso só acontece quando não tem mais jeito. Porém, podemos mudar até 1° de agosto, quando começam a vender os ingressos. Temos uma possibilidade para isso, mas os estádios têm que ser entregues a tempo - afirmou.

- Se entendem que devem mudar o local de abertura da Copa fiquem à vontade - diz a nota do Corinthians.
A declaração de Valcke gerou reação no Corinthians. Em nota oficial, o clube afirmou que "não aceita nenhuma pressão" e deixou a critério da Fifa a possibilidade de tirar do estádio de Itaquera a abertura da Copa do Mundo de 2014.
O francês ainda fez questão de minimizar as exigências feitas pela Fifa, dizendo que são pedidos dos próprios jogadores. O francês deu exemplo do gramado para explicar tanta cobrança.
- O que mais importa é o gramado e é preciso que as seleções gostem de jogar. Essas exigências da Fifa são feitas pelos jogadores, que estão acostumados com os melhores estádios do mundo. É isso que vamos entregar. O meu papel é de ficar cobrando, mas quando um país recebe a Copa temos que apoiar. É um trabalho de equipe com altos e baixos, mas tudo acabará bem.
Sobre os atrasos na entrega de três estádios da Copa das Confederações (Maracanã, Mané Garrincha e Arena Pernambuco), o secretário-geral minimizou os problemas e demonstrou confiança de que tudo estará pronto para a competição deste ano.
- Apenas aumenta a pressão sobre as cidades, sobre o COL e sobre a Fifa. Mas a equipe é muito boa, muito profissional. Estamos trabalhando bem juntos. Equipes da Fifa e do COL passaram dias e dias em Brasília, apoiando para acelerar o trabalho e dar o apoio necessário para que tudo esteja pronto. É um trabalho em equipe, exatamente como o futebol.
Ao lado de Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local (COL), Jérôme Valcke segue para o Rio de Janeiro, onde visitará o Maracanã, nesta quarta-feira.
Valcke e autoridades no Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Valcke visita o Mané Garrincha nesta terça ao lado de Ronaldo, Bebeto e Aldo Rebelo (Foto: Fabrício Marques)

 

 

Com receio de câncer, Angelina Jolie faz cirurgia para retirar os seios


Revelação foi feita em artigo publicado no jornal ‘The New York Times’.
Médicos disseram que atriz tinha 87% de chances de ter câncer de mama.


A atriz Angelina Jolie declarou que passou por uma dupla mastectomia preventiva, uma cirurgia para retirada dos seios. A revelação foi feita em um artigo chamado "My Medical Choice", publicado no jornal americano “The New York Times” nesta terça-feira (14).
"Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56", diz a atriz no começo do texto. "Ela viveu o suficiente para conhecer seus primeiros netos e segurá-los nos braços. Mas minhas outras crianças nunca terão a chance de conhecê-la e sentir quão amável e graciosa ela era", afirma.
O que é o câncer de mama
É o carcinoma mais comum em mulheres, respondendo por 22% do total de casos a cada ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Estimativa do instituto aponta que o país registrou 52.680 novos casos da doença apenas em 2012.
Leia mais
 Angelina, de 37 anos,  diz que descobriu ter um "defeito" no gene chamado BRCA1. Os médicos disseram que ela tinha 87% de chances de desenvolver um câncer de mama, e 50% de ter um câncer no ovário.
"Quando soube que essa era minha realidade, decidi ser pró-ativa e minimizar o risco o quanto podia. Tomei a decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva", diz a atriz. "Comecei com os seios, já que meu risco de câncer de mama é mais alto que meu risco de câncer no ovário, e a cirurgia é mais complexa", afirma.
A atriz diz no artigo que passou por cirurgias num intervalo de três meses. "Durante o processo consegui manter isso de forma privada e continuar com meu trabalho", contou.
O processo médico foi iniciado no último dia 2 de fevereiro com a técnica "nipple delay", um tipo de cirurgia plástica "para que a mastectomia não danifique esteticamente o mamilo. Isto causa um pouco de dor e um montão de hematomas, embora aumente as chances de salvar o mamilo".
  •  
Nascida em 4 de junho de 1975, em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos
Filha de Jon Voight com Marcheline Bertrand, que morreu em 2007, aos 56, com câncer
Namora Brad Pitt desde maio de 2005, quando estrelaram 'Sr. & Sra. Smith', e está noiva do ator há um ano
Vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por 'Garota interrompida' (1999)
Mãe de seis filhos com Brad Pitt, sendo três adotados
Nomeada Alta Comissária da Organização das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR)
Pelo filme de ação 'Salt' (2010), recebeu o salário de US$ 20 milhões
Ela conta que duas semanas após o começo do processo, fez a principal cirurgia, na qual se extrai o tecido mamário. "A operação pode levar 8 horas. Você acorda com tubos e expansores nos seus seios. Parece uma cena de um filme de ficção científica. Mas dias depois da cirurgia você pode voltar à sua vida normal", afirma.
Nove semanas depois foi feita a operação para reconstrução das mamas com implantes.
"Eu queria escrever isso para contar a outras mulheres que a decisão de fazer uma masteconomia não foi fácil. Mas estou muito feliz de tê-la tomado", diz Angelina. "Minhas chances de desenvolver câncer de mama caíram de 87% para 5%. Posso dizer a meus filhos que eles não precisam ter medo de me perder para o câncer de mama", afirma.
Angelina também conta no artigo a importância da cirurgia para seus filhos. "É reconfortante saber que eles não veem nada que os deixe desconfortáveis. Eles veem minhas pequenas cicatrizes, e nada mais. Todo o resto é apenas a mamãe, do mesmo jeito que sempre foi. E eles sabem que os amo e que eu faria qualquer coisa para ficar com eles por todo o tempo que puder."
A operação deixou apenas pequenas cicatrizes que não chocarão nossos filhos, conta Angelina. "Pessoalmente não me sinto menos mulher. Me sinto mais forte e tomei uma decisão importante que não diminui em nada minha feminilidade", completa.
A atriz também ressaltou que Brad Pitt foi um grande apoio durante todo o processo."Conseguimos encontrar momentos para rir juntos. Sabíamos que era o melhor que podíamos fazer para nossa família e que nos uniria ainda mais. E foi assim que aconteceu".
A atriz Angelina Jolie nesta quinta-feira (11) em Londres (Foto: Reuters)A atriz Angelina Jolie em foto de abril de 2013 em Londres (Foto: Reuters)
Angelina Jolie, uma das atrizes mais bem pagas do mundo, lamenta que o teste para detectar a mutação genética BRCA1, assim como a BRCA2, custe mais de US$ 3 mil dólares nos Estados Unidos, "um obstáculo para muitas mulheres".
Pessoalmente não me sinto menos mulher. Me sinto mais forte e tomei uma decisão importante que não diminui em nada minha feminilidade"
Angelina Jolie
Ela também espera que seu caso sirva de exemplo para outras mulheres com risco de câncer. A atriz lembra em seu artigo que o câncer de mama mata 458 mil pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, e afirma que o tratamento pelo qual passou será detalhado na página na internet do instituto onde se tratou, o Pink Lotus Breast Center.
"Se escrevo agora sobre isto é porque espero que outras mulheres poderão beneficiar-se de minha experiência", afirmou. "Decidi não manter minha história em segredo porque há muitas mulheres que não sabem que poderiam estar vivendo sob a sombra do câncer. Tenho a esperança que elas, também, sejam capazes de realizar exames genéticos e que, se tiverem um alto risco, saibam que há mais opções."
"A vida está cheia de desafios. Os que não devem nos dar medo são os que podemos enfrentar e podemos controlar", conclui.
Angelina Jolie ao lado de sua mãe, Marcheline Bertrand, durante a pré-estreia do filme 'Pecado original', em julho de 2001, em Hollywood (Foto: REUTERS/Fred Prouser/Files)Angelina Jolie ao lado de sua mãe, Marcheline Bertrand, durante a pré-estreia do filme 'Pecado original', em julho de 2001, em Hollywood. Marcheline morreu com câncer aos 56 anos, em 2007 (Foto: REUTERS/Fred Prouser/Files)
 

IMPERDÍVEL!!
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. ..::RG Agitos..:: - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger